sexta-feira, junho 13, 2008

Santo António já se acabou...

Hoje é dia de Sto António, dia feriado da cidade de Lisboa, não é que eu seja lisboeta mas este dia nos últimos anos tem sido passado nesta respectiva cidade. A questão é mesmo a noite que habitualmente nos presenteia com a entrada neste dia. Ora a festa dos santos populares nas ruas mais estreitas que se encontrem no centro da cidade, ou as marchas que percorrem a "calçada" desenhada na longa Avenida da Liberdade...neste momento a ouvir Cheira bem, cheira a Lisboa na RTP1...e o problema é mesmo esse...na RTP1, em casa, com o portátil ao colo...Sem sentir a algazarra e ser pisado pelo menos cinquenta vezes enquanto me desloco numa rua à procura sempre de um sítio mais apertado, com aquele cheiro de fumaça, de febras, frango, polvo e essencialmente sardinhadas no ar que abrem o apetite sem a ASAE para o liquidar, a ouvir o Cheira bem, cheira a Lisboa em alto e bom som com o movimento dos corpos da multidão a transparecer um corriqueiro bailarico altamente tradicional. Sem o meu cobridor do tronco inundado de cerveja das imensas cotoveladas que me deram no copo, ou na garrafa, ou inundado do meu suor e do alheio...Esta descrição parece talvez recorrer a momentos nada agradáveis como pisadelas ou cotoveladas mas é sem dúvida apenas um dia do ano. Aquele dia do ano. HOJE! E eu em casa. Não é que todo o gang não tenha efectuado o esforço de reunião e encontro de folia...o esforço foi feito e penso que grande parte estará neste momento a desfrutar de todos os pormenores que relatei, mas eu na minha tentativa de ser uma pessoa sóbria, e preocupada comigo, numa atitude ponderada e racional, fiquei por casa numa recuperação que espero que seja na sua totalidade para o pós-sono de hoje. E logo hoje que até tinha a oportunidade de rever velhos membros desta congregação que não ponho a vista em cima para momentos como este à uns bons tempos.
Pois é, isto tudo para dizer que enquanto nas ruas se festeja, este ano para mim o Santo António já se acabou. Para o ano haverá mais, portanto é de encarar com optimismo esta situação e esperar por algo melhor.
Resta-me apenas talvez dizer que na RTP1 o programa dedicado a este acontecimento festivo acaba por volta da meia-noite, enquanto na SIC que difunde efectivamente os desfiles avenida abaixo ainda dura...e isto visto da televisão não é bem a mesma coisa...

Um craveiro numa água furtada,
Cheira bem, cheira a Lisboa!
Uma rosa a florir na tapada,
Cheira bem, cheira a Lisboa!
A fragata que se ergue na proa,
A varina que teima em passar,
Cheiram bem porque são de Lisboa,
Lisboa tem cheiro de flores e de mar!



Vive Lisboa...

Sem comentários: